O que acontece com a PM de São Paulo?



            É assassinato de motoboy, é sequestro, é roubo dentro de delegacia e não é por acaso que as últimas notícias dão conta de que o número de Policiais Militares em São Paulo que necessitam de apoio psicológico aumentou em 46%.
           Hoje, diferente de ontem, não farei uma crítica ferrenha à matérias esdrúxulas, hoje vou falar da PM. Se quiser ler mais críticas da imprensa, visite o próximo post.

            Eu não sou daqueles que confiam na PM. Não sou do tipo que acha que se um carro da polícia estiver parado ao meu lado eu estarei mais seguro. Aprendi, na marra e na base de tapas, que a PM nem sempre está ao lado da população.

            Digo isso para já deixar claro a minha posição. Acredito que a PM precisa de um preparo psicológico anterior ao início dos trabalhos e não posterior como é feito hoje em dia.

            Se você der uma pesquisada verá que não são poucos os casos de erro de avaliação dos policiais. Mas eu não sou a Veja, eu quero ir um pouco além…

             Antes de mostrar algo que considero um absurdo quero esclarecer que:
Oficial da PM: Cargos de chefia (argos de chefia, comando e direção). São os tenentes, capitães, majores, tenente coronéis e coronéis.
Soldado da PM: Os soldados estão na base (elementos de execução), e pertencem ao quadro de praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes).
           Muito bem. Agora veja o que é necessário para ter um cargo de chefia na PM de São Paulo:

Sem-Título-3Clique para ampliar

                         Repare que é feito um teste psicológico, mas em nenhum momento se fala em treinamento psicológico. Aliás, não se fala em treinamento nenhum, o que é mais grave.

             Mas bem, dirá um ou outro, esse não precisa tanto de um treinamento pois não fará, necessariamente, ações em campo, irá coordenar mais ações do que executá-las. Só isso já seria motivo suficiente para um treinamento, mas ok. Vamos aos soldados da PM. Veja os requisitos:

PM2 Clique para ampliar

                  O resultado prático disso são aberrações como estas:

Sem-Título-5


              Não estou dizendo que a PM é feita só desse tipo de notícia, até porque há outras aberrações… Temos o caso da mulher que foi assaltada dentro da delegacia de Salto – SP {{a mesma delegacia que uma semana depois desse episódio foi atacada por bandidos, para as bestas incapazes de qualquer raciocínio, sei que PM fica em batalhão e quartel e civil em delegacia, mas o meu argumento continua o mesmo}}, temos o caso do ladrão que fugiu correndo de uma viatura {{inacreditável? não acredite em mim}}

              Enfim, toda a sorte de aberrações que poderiam ser evitadas com um simples treinamento psicológico e prático.

E agora, você acredita quando eu digo que não me sinto seguro ao lado da PM?


Links do Ocioso...

23 comentários

  1. Anônimo says:

    Vi seu link no Ocioso (antes não conhecia o seu blog), e gostaria de deixar meus comentários. Realmente a PM (a polícia em geral), existem pessoas despreparadas/corruptas, não estou justificando, mas vale lembrar que a PM (e a polícia em geral) possuem bons homens, de boa índole e de grande coragem que em muitas vezes, se submetem ao "emprego" por gosto e não pela remuneração ou condições de trabalho. Dizer que não "confia na polícia" acho muito errado e uma demagogia sem tamanho, pois em um caso de ameaça/perigo eminente quem você irá chamar? O 102 ao invés do 190?

  2. Ainda bem que não precisei aprender esta lição da maneira mais severa.
    E, infelizmente, não é só nesta área. O país inteiro está mergulhando no caos completo e as pessoas simplesmente escolhem ignorar tudo isso, como se não fosse da conta delas. Depois de muito me frustrar tentando fazer o que vc está fazendo, colocar algum juízo na cabeça das pessoas, acabei por desistir. Sinceramente não vejo como isso tudo pode melhorar um dia.

  3. Anônimo,

    Espero que você tenha lido a frase: " Não estou dizendo que a PM é feita só desse tipo de notícia"

  4. Mike says:
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  5. Julius says:

    OLá, em primeiro lugar o ocorrido no DP, como vc mesmo disse é Policia Civil, então não agregue a PM, quanto ao ladrão fugindo da viatura não foi no estado de SP, então antes de argumentar qualquer coisa pesquise mais a fundo sobre o assunto, concordo com vc que a PMESP tem que passar por uma reforma estrutural, mas sair falando mal de uma organização onde as pessoas dão sua vida própria por outrem, eu acho um absurdo, digo mais, se vc postasse os feitos heróicos da PM, certamente esses casos ficariam insignificantes perto dos atos de bravura.
    ass. um cara que acredita na PMESP.

  6. Julius,

    O fato deles, heroicamente, darem suas vidas pelo serviço não faz deles pessoas melhores preparadas para lidar com estádio de futebol, greves, passeatas, crimes com sequestro (lembra do caso do ABC?) e etc.

    Não pretendia (e acho que não o fiz) ofender ninguém...

    Obrigado pela visita e comentário,

    []'s

  7. Anônimo says:

    HA é! Naum tem nada a ver eles darem sua vida por vc... Problema deles!!! Fala sério né gente...
    Todo mundo critica mais ninguém ajuda...

  8. Se você estivesse certo não comentaria de forma anônima.

    Anônimo,

    Ajudar é dizer "que bonitinho, eles se matam à toa e por mim..."

    ou seria dizer "olha precisa corrigir isso, porque não há sentido em se matarem sem preparo?"

    ____

    Aos anônimos recusados:

    Quando eu falo em treinamento psicológico quero dizer que é preciso fazer um treinamento no período de seleção, sim, para saber se o candidato tem ou não condições.

  9. luis says:

    a PM de sao paulo é a melhor policia do brasil.

    como você julgaria se uma pessoa pode ou nao ser policial? fazendo perguntas?
    o criterio para seleção é muito rigido, mto mais que outras organizoes confiaveis como correios, exercito, etc..

    qual outra entidade publica vai até voce, qualquer que seja o horario, onde quer que seja? natal? ano novo? 3 da madrugada? de GRAÇA?? qual outra instituiçao publica lhe atende de imediato? posto de saude? inss? caixa federal? NAO.

    Qual o treinamento que voce aplicaria em alguém que trabalha doze horas ininterruptas no patrulhamento sempre na iminencia de cruzar com ladroes\ homicidas e gente que esta disposta a tudo para nao ir presa? pessoas sem compromisso com a vida.

    qdo alguem entra eh porque gosta, ngm esta aqui por dinheiro, se veio atras disto fatalmente acabará preso ou morto.

    meu salario eh uma merda, e nem posso ter outro emprego mto menos empresa no meu nome.
    fiquei 1 ano e 2 meses no curso de formaçao de soldados, mais que os oito meses de policia federal.

    quando vc escutar barulho de madrugada enquanto dorme na sua casa, nao precisa hesitar, liga 190 que um PM DE SAO PAULO estará acordado trabalhando e vai até lá ver se está tudo bem
    também pode ligar qdo estiver um carro bloqueando a saida da sua garagem.

    ah, o caso da delegacia eh na policia civil, ambas policias tem mtas diferenças.

  10. Diego Souza says:

    cara acho q vc deveria pesquisar um pouco mais a respeito da PMESP, o que vc postou são requisitos para concorrer a uma vaga de oficial/praça.
    Para ser oficial é necessário passar na prova FUVEST (é mais concorrido q medicina), e depois são 4anos de preparação inclusive PSICOLÓGICA.
    para ser praça é necessário passar em prova (último concurso foi +90mil inscritos para 2000vagas)e após 1 ano de treinamento para sair as ruas e tb tem treinamento PSICOLÓGICO.

    Reconheço q muitos policiais cometem atrocidades, e que a policia precisa ser "atualizada". Mas dizer que não sente segurança é um equívoco, pense nessa cidade sem a mlhor policia do Brasil por um dia...

  11. Luis,

    Eu não pretendia desrespeitar seu trabalho. Aliás, não o fiz, mas já passei por situações e considerei a resposta bastante equivocada, não por maldade mas por falta de preparo.

    Trabalhar 12hs ininterruptas é mais uma prova da falta de organização da classe, não que seja culpa sua, mas é de todos. E é muito injusto que seja assim, concordo.

    Diego Souza(?!),

    as informações foram retiradas do site da PM.

    []'s

  12. Anônimo says:

    olha, meu emprego é dificil, mau remunerado, e nem por isso eu burlo a lei para facilitar alguma coisa, sou empregado do governo federal. o que gostaria de lembrar é ke o PM sabe o salario antes de entrar pra PM, e que sim, existem policiais de boa índole. O problema é o despreparo tecnico e psicologico, concordo com vc, a ultima turma da minha cidade se formou antes do tempo, entaw podemos esperar mais alguns despreparados pela rua. Acontece ke o nosso amigo tentou desviar a atençao, sugerindo ke pm e pc sao diferentes, ok, mas fazem parte do mesmo plantel ke tem como dever proteger e zelar pelo cidadao, militar, civil e federal. Pois a frente policial é a nossa unica arma contra o crime, ke infelizmente hj em dia domina o primeiro. Tenho fe ke ainda vamos alcançar niveis de liberdade nunca vistos, atraves de criticas construtivas e pensamento reflexivo sobre nossas atitudes e açoes. Precisamos, pq nao podemos deixar essa força maligna nos dominar. Agora, casos a parte, como dizem aki no rio, ATIVIDADE DOBRADA PORRA! Afinal a gente paga seu salario tb e nao ve nenhum retorno.

  13. Ricardo says:

    "a PM de sao paulo é a melhor policia do brasil.

    como você julgaria se uma pessoa pode ou nao ser policial? fazendo perguntas?
    o criterio para seleção é muito rigido, mto mais que outras organizoes confiaveis como correios, exercito, etc..

    qual outra entidade publica vai até voce, qualquer que seja o horario, onde quer que seja? natal? ano novo? 3 da madrugada? de GRAÇA?? qual outra instituiçao publica lhe atende de imediato? posto de saude? inss? caixa federal? NAO.

    Qual o treinamento que voce aplicaria em alguém que trabalha doze horas ininterruptas no patrulhamento sempre na iminencia de cruzar com ladroes\ homicidas e gente que esta disposta a tudo para nao ir presa? pessoas sem compromisso com a vida.

    qdo alguem entra eh porque gosta, ngm esta aqui por dinheiro, se veio atras disto fatalmente acabará preso ou morto.

    meu salario eh uma merda, e nem posso ter outro emprego mto menos empresa no meu nome.
    fiquei 1 ano e 2 meses no curso de formaçao de soldados, mais que os oito meses de policia federal.

    quando vc escutar barulho de madrugada enquanto dorme na sua casa, nao precisa hesitar, liga 190 que um PM DE SAO PAULO estará acordado trabalhando e vai até lá ver se está tudo bem
    também pode ligar qdo estiver um carro bloqueando a saida da sua garagem.

    ah, o caso da delegacia eh na policia civil, ambas policias tem mtas diferenças."


    De graça a minha piroca, a gente paga impostos para que voces fazerem seus serviços, quem é PM entra na corporação por interesse sim e não pq quer ser PM, o que ele quer é estabiliade financeira, o direito de se julgar superior ao outros e etc, A guarnição das PM é totalmente despreparada para o seu serviço, até mesmo aqui em SC onde exige-se nivel superior tanto para soldados como para oficiais.

  14. Mario silva says:

    Acho engraçado quando leio comentários acerca da atividade policial. Todos temos opiniões e algumas teses de como deve ser efetuado o trabalho policial e, ainda com mais enfase, o serviço policial militar. Nesse momento me vem à mente as perguntas: Voce tenta ensinar ao médico como trabalhar? Voce questiona o preparo de um juiz que com suas sentenças "define" a vida de uma pessoa? Voce se preocupa como anda a formação dos professores no Brasil? Por mais que diga que sim, a verdade é que a maioria dos cidadãos, se fosse sincera, responderia que não. Então, por que todos se arvoram do direito de sugerir, questionar e criticar a atividade policial? Voce diz que é falta treinamento psicológico...desculpa, mas voce eh psicologo? se for, maravilha faça disso um estudo e remeta à SENASP. Tenho certeza que vai ser utilizado, visto que estao pagando por monografias interessantes e bem fundamentadas...Se nao for, eu te entendo...entendo que vc desconheça que o policial em formaçao, tanto nas academias quanto nos centros de ensino, "preparam-se" psicologicamente, quer seja em uma cadeira especifica como a de psicologia aplicada a atividade policial militar, quer seja nas atividades diárias onde os alunos sao treinados à exaustão, sendo levados quase sempre aos seus limites. Não, não somos bonzinhos e arriscasmos nossas vidas por puro altruísmo. Percebemos um salario que justifique todas as nossas ações, se ele é bom(o que não é) ou não, já é outra história que devemos resolver por meio de nossas representações de classe. Todos cometem erros, e isso é uma condição inerente a raça humana, ainda mais quando se poe esse humano a condições extremas de estresse, cansaço e medo(policial tambem sente isso). Não quero justificar os erros de ninguem, só quero deixar claro que todo mundo está passível a isto, ou nunca ouvimos falar de erros médicos? ou de sentenças absurdas? ou até mesmo de um gol feito que alguem perdeu? o que muda é a repercurssao que esses casos tem e o impacto que isso causa na sociedade. Claro, nao vou ser estupido de comparar um gol perdido com uma vida perdida...mas nos casos de erros medicos e das sentenças isso pode ser sim, perfeitamente comparável. Em todas as instituições temos pessoas boas e pessoas má intencionadas, agora, o que aconteceria se uma pessoas tivesse o poder de causar dano a outra? É..é isso que acontece na PM ou na PC, quer seja por falta de caráter mesmo ou por negligencia. Senhores, nao estou querendo justificar o injustificável, só quero de vcs atenção no que vão falar, respeito à profissao alheia e acima de tudo, confiança nesses bravos homens q vigiam suas noites e, acreditem, que se nao estivessem nas ruas combatendo o mal, tudo seria muito pior do que está. É, a impressao que tenho é que a sociedade acha que estaria melhor sem o policiamento. Não é por aí. Tenham certeza!
    Forte Abraço a todos!

  15. Gunga says:

    Cara, é assim: nego fala que Pm vira PM porque não estudou. Blz, e onde um médico que passa 6 ou mais anos pra se formar entraria na corporação pra ganhar a miséria que eles ganham e ainda se arriscar a tomar tiro do vagabundo? Sou do Rio, meu pai é 'milico' (bombeiro, que, pelo menos aqui, é uma espécie de subdivisão da polícia, com o mesmo salário e direitos/deveres), e sei que o bagulho é tenso. O que se precisa fazer é reestruturar a corporação. Pagar um salário digno e dar capacitação adequada pra quem, mesmo "sem estudo" (desde quando 2° grau não é ter estudo), bota a cara na frente do cano de um 7,62, ou entra feito um alucinado dentro de uma casa em chamas pra que os cidadãos comuns possam voltar para suas famílias no final do dia.

  16. Camacho says:

    Caí aqui vindo do Ocioso.com, que visito todos os dias.
    Você listou os requisitos de um concurso público. Qualquer um tem isso.
    O treinamento profissional, inclusive com aulas de psicologia, vem depois da seleção.
    A PM de São Paulo tem 100mil homens. Num grupo tão grande é claro que existem aqueles com desvio de conduta. Nossos deputados federais são 513 e é notório que a porcentagem dos envolvidos em ilícitos é muito maior. Será falta de preparo psicológico?
    Sua análise foi muito simplista e seu comportamento é típico de uma classe média que acha que não precisa do Estado porque estuda em escola particular, paga plano de saúde e tem segurança privada, seja no edifício, seja em um condomínio.
    Seja curioso, mas seja prudente.

  17. Mário Silva,

    Vamos por partes:

    1. Eu, quando acho necessário, digo o que penso estar deficitário no atendimento feito pelos médicos, por exemplo, trabalho com prevenção à AIDS e não são poucas as vezes em que retifico a maneira como eles falam sobre o assunto.

    Eu não disse como os PMs deveriam trabalhar, apenas disse o que acho deficitário porque senti na pele, não raras vezes, essa falta de preparo.

    Abordagem quando fui assaltado, quando estava em passeata, quando estava em estádio de futebol, etc. Nunca disse que eles são MAUS, apenas que falta preparo.

    Uma vez tive um atirador de elite apontando uma arma em minha direção por estar ENSAIANDO UM FILME de ação, a PM havia sido avisada... (só um dos muitos exemplos que tive)

    Não sou psicólogo mas sou autor da única apostila da Cruz Vermelha Brasileira sobre apoio psicossocial em casos de urgência e emergência, mas isso não interessa.

    O fato é que uma formação psicológica deve reprovar alguns candidatos e não assumir que todos podem ser preparados para a função. É isso que ocorre hoje.

    Eu acho que quanto melhor preparados mais confiança passarão... Em nenhum momento eu disse que são TODOS corruptos, nem entrei no assunto, mas estão sendo mal preparados para a ação.

    Eu acho que estaria melhor com um policiamento melhor treinado, não sem policiamento nenhum,

    Abraços e obrigado pela visita!

  18. Camacho,

    Ou não me expressei bem ou você não leu bem o que escrevi.

    Acho que a questão psicológica deve ser feita NA SELEÇÃO do candidato e não posteriormente. Simples assim.

    Simplista, na minha opinião, é você dizer que eu sou

    "típico da classe média que acha que não precisa do Estado porque estuda em escola particular, paga plano de saúde e tem segurança privada, seja no edifício, seja em um condomínio."

    Eu estudei em escola pública e particular, aprendi a ler graças a escola pública. Hoje faço Letras, de modo que você pode ver que teve certa importância a escola pública (onde cansei de trabalhar também, com prevenção à AIDS)em minha vida.

    Quanto à sua opinião dos 513 demoníacos e corruptos, em sua maioria, acho que você está equivocado. Fosse verdade e o país não mudava nunca (nem para melhor, nem para pior)...

    Eu não acho que toda 'cagada' na PM/PC seja corrupção, por isso mesmo escrevi este post.

    Acho que você foi um tanto injusto comigo, mas tudo bem, é a opinião geral de quem não aceita outras opiniões.

    Viu como é ruim quando são injustos conosco??

    Abraços e espero que não se ofenda...

  19. Mário silva says:

    Acho que voce se apegou demais ao que questionei acerca do "treinamento" psicológico.Vou elencar os seus argumentos e apresentar minha visão(o que considero falta de conhecimento seu ao arrazoar)
    1°" Eu não sou daqueles que confiam na PM. Não sou do tipo que acha que se um carro da polícia estiver parado ao meu lado eu estarei mais seguro. Aprendi, na marra e na base de tapas, que a PM nem sempre está ao lado da população."
    Essa sua afirmação corrobora a minha, na qual voce acredita que ninguem trabalha bem, dentro das corporações militares. Esse foi meu primeiro questionamento e que vc nao contraargumentou de forma satisfatoria.Como dito alhures, em todas as instituições voce e qualquer um encontrará profissionais não tao abnegados ou até mesmo indispostos a te servir( ainda mais se tratando de instituições publicas).Tenha certeza que qualquer cidadão infrator pensará duas ou mais vezes antes de tentar te assaltar ou te agredir estando voce na presenca de uma guarnicao policial( Sabe-se Deus quantas vezes voce mesmo nao foi poupado pela simples ação de presenca da policia!).Voce dirá que esse fato nao se confirma, visto que nas ultimas semanas tem ocorrido assaltos até dentro de delegacias. Respondo a voce com dados, pesquise na Secretaria de Nacional de Seguranca Publica. Lá voce encontrará, dentre outras coisas, o modus operandi do cidadão infrator.Ele costuma abordar cidadãos desatentos,negligentes e que nao ofereçam muita resistencia. Logo, uma viatura perto de voce,para ele, representa sim uma resistencia que ele nao deseja. Voce dirá que mesmo assim ainda pode acontecer, e eu hei de concordar, mas isso acontece em casos específicos, então a menos que voce seja uma pessoa muito importante ou tenha algo que o bandido deseja muito é pouco provavel que isso aconteça.Quanto ao fato de voce ter apanhado, bem... não estava no local, nao sei como se procedeu a abordagem policial. Mas, posso adiantar que por vezes, e eu nao afirmo que seja seu caso, a forma como o cidadão coopera com a abordagem culmina com a violencia. A maioria da população nao entende o trabalho policial e se sente ofendido por conta da abordagem, nao levam em conta que o trabalho policial tem que ser impessoal e indiferente à classe social( pelo menos deveria ser assim, se nao funciona, paciencia.) Não quero me deter muito nos principios da abordagem, então acho que o exposto é suficiente pra ter-se uma ideia básica dela.
    2° " Repare que é feito um teste psicológico, mas em nenhum momento se fala em treinamento psicológico. Aliás, não se fala em treinamento nenhum, o que é mais grave." Grifo nosso, em " nao se fala de treinamento nenhum".
    Como eu explanei anteriormente, e acredito que voce nao observou atentamente minhas colocações ou fez pouco caso delas,O treinamento existe, se ele pode ou nao capacitar todos os alunos já é outra seara, que nao tenho competencia para avaliar visto que nao tenho formação na área.

  20. Mario Silva says:

    Continuacao
    3° - "O resultado prático disso são aberrações como estas:" "Enfim, toda a sorte de aberrações que poderiam ser evitadas com um simples treinamento psicológico e prático.
    ".
    Voce acredita mesmo que uma pessoa que sequestra e rouba outra, o faz por falta de preparo psicológico? eu penso que não.Isso tá mais pra um desvio de caráter, conduta ou qualquer outra coisa que voce possa nomear.Voce me dirá que tudo isso que falei é o q voce chama de "treinamento psicológico". Desculpe-me, mas nem eu nem voce somos autoridades no assunto pra discutirmos termos técnicos. O que quero dizer é que o cidadao que comete esse tipo de atrocidade o faz por conta da sua índole, que é inerente a sua condicao humana.Suponho que o profissional desgastado psicologicamente, explode em acessos de violencia podendo matar ou espancar, e aí faço coro com voce que necessitamos mesmo de melhores condiçoes psicossociais para nossos operadores de seguranca. E outra coisa, essa que eu achei mais absurda ainda, voce acredita mesmo que o treinamento psicologico seria a panacéia? Pra mim essa sim é uma versão simplista de como resolver um problema enraizado nas corporações policiais.
    4° - "temos o caso do ladrão que fugiu correndo de uma viatura".
    Voce já observou que pessoas fogem a toda hora, dos mais diversos locais? Os presos fogem de penitenciárias de seguranca maxima, quem dirá de uma viatura na qual tudo que o prende é um par de algemas(qdo pode-se fazer uso das mesmas) e o porta-malas do veículo.Não seria de admirar que isso acontecesse. Observe as condiçoes como essa situacao se deu, nao se deixe levar pelo exposto pela imprensa pois, uma noticia que nao seja "escandalosa" nao vende.
    No mais, gostaria de agradecer à forma como vem conduzindo esse debate, expondo tanto nossas opiniões(mesmo que contrarias às suas) quanto as dos demais internautas. Grato por isso.
    Forte Abraço!

  21. Mário,

    1º obrigado pelo elogio, acho que o mínimo de um blog que pretende discutir é aceitar opiniões contrárias (quando dadas com educação)...

    Vou em tópicos tb...

    1º questionamento seu:

    Não acho que toda a polícia é corrupta ou insana, acho que ela é mal preparada, e acho que a exceção são policiais que sabem lidar com situações de risco e não o contrário.

    A PM de Sp é a que mais mata do Brasil. E, ainda segundo a ONU, a PM no Brasil é a mais violenta polícia do MUNDO. Para mim isso mostra a falta de preparo (e lembre-se que isso não quer dizer que acho os PMs todos uns demônios, apenas gostaria que tivessem melhor preparo, salário faz parte desse preparo...)


    Não me expressei bem, acho. O que eu quis dizer é que um bom preparo psicológico deve reprovar candidatos e não apenas 'prepará-los' partindo do princípio que todos podem ser aprovados.


    Não acho que um criminoso nasce com esta 'condição humana' como você fez entender. Mas também não disse 'aberrações' me referindo aos roubos, mas à matança de tantos jovens negros (são os que mais morrem pelas mãos da PM, é acaso?), mesmo em bairros com maior população branca.


    Um ladrão que foge de uma viatura, mostra despreparo do PM que esqueceu de fechar o vidro da viatura. Sinto muito mas isso não tem justificativa, se você ver o vídeo vai reparar que os dois agentes estavam se vangloriando para a imprensa enquanto o 'meliante' abre a porta através da janela aberta. Mas isso é uma exceção, concordo que a maioria dos casos não seja desta forma.

    Abraços

  22. Leio sempre este blog, pois muitos assuntos são abordados de forma coerente. Mas confesso que nesta postagem em específico, o autor deixou a desejar. Creio (posso estar enganado), que o texto, apesar de colocar alguns dados reais, como o caso da lista de requerimentos para as funções citadas, foi baseado simplesmente na más experiências vivida pelo autor com a Polícia Militar. Eu confesso que, ás vezes, sinto medo de algum PM. Principalmente quando viaturas com três ou quatro ocupantes passam por mim. Não sei explicar o motivo real desta fobia, já nunca tive problemas com a lei e nunca fui abordado por nenhum policial (Graças a Deus!).
    Mas ainda assim eu confio no trabalho destas pessoas. Se não confiasse, nos dias que vivemos atualmente, nem mais sairia de casa.

    Abraços,
    Marcio Ferreira, Santo André/SP.

  23. Olá Marcio!

    fique a vontade para discordar e criticar sempre que achar necessário, não precisa se preocupar em ficar com tantos dedos ;)

    Continue lendo e comentando o blog!

    Abraços

Novo Comentário:

Quem fala o que quer ouve o que não quer. Se você estivesse certo não comentaria de forma anônima.
Sempre que o autor responder a resposta estará dentro do comentário separada por {{ resposta do autor }}.

O comentário requer registro pelos motivos explicados no Post Esclarecimentos