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Ninguém no Estado de São Paulo tem a menor dúvida: ‘São Paulo tem o maior número de pedágios do país’. A justificativa paulista {{sim, a maior parte dos paulistas somos a favor dos pedágios}} é a de que o pedágio é garantia de uma estrada bem cuidada. Mas os números são diferentes…
Senhoras e senhores a questão é grave, gravíssima.
“Feriado de réveillon foi violento nas estradas de São Paulo. 40 pessoas morreram. O número é quase o dobro do ano passado”
O número é alto? Só saberemos se compararmos com as estradas de um outro estado, certo? Então…
{{não acredite em mim}}
{{não acredite em mim}}
“O Estado com maior número de ocorrências foi Minas Gerais, com 388 acidentes e nove mortos”
Qual a justificativa para tanto pedágio?! Se você fizer o trajeto São Paulo capital – Bauru {{cidade no interior de São Paulo há 330 KM – não acredite em mim}} você irá pagar pelo trajeto de ida e volta o valor, singelo, de R$90,50. Caso isso não tenha dado ainda a medida do absurdo, um motorista que faça o mesmo trajeto com um carro a álcool ou flex irá gastar R$94,60. {{não acredite em mim}}
E não vá pensando a nobre leitora e o nobilíssimo leitor que peguei o exemplo acima porque ele é o mais absurdo. Eu o peguei pelo motivo simples de que eu mesmo faço o trajeto, porque, azar meu, tenho família no interior de São Paulo.
Veja outras distâncias;
Sempre ouço como justificativa essa história de que são as melhores estradas do país e, portanto, as mais seguras.
Mas, se o número desmente, qual a justificativa para tanta cobrança?
O Geraldo Alckmin tem uma:
“Não vai ter porque não existe 1 centavo de concessionária no Rodoanel”
Pedágio só quando a concessionária ajuda a pagar a estrada. Ou não...