O Preconceito no Brasil. Quase invisível.



Uma análise a respeito do preconceito no Brasil


"já que é um relato sobre o preconceito e si, nada melhor do que colocar palavras preconceituosas para melhor retratar aquela minha sensação, cada pessoa que me parecia pobre, preta (que tinha relação na minha cabeça com a pobreza) e qualquer outra pessoa que me parecesse um ‘’mano’’ ou coisas afim se tornou um suspeito em potencial na minha cabeça(...)"
"Foi foda me sentir tão envenenado daquela forma por tantos anos de preconceitos"

            As duas frases acima são de um ser que teve o carro furtado. Ele estacionou o carro na rua e, como qualquer outro paulistano, quando voltou viu que teve seu carro arrombado apra que o ladrão roubasse alguma coisa.
   
            Mas isso não nos importa hoje. Hoje falamos do preconceito.

Blog ImprenÇa
 Você estacionou o carro de madrugada e alguém o arrombou, certo? Você fez Boletim de Ocorrência?

Assaltado:
Não vou arrumar a porta pelo seguro, então não fiz B.O., afinal crime sem pista alguma seria apenas stress a mais...

Blog ImprenÇa
Você não acha que o B.O. poderia ajudar estatisticamente a polícia a trabalhar pela segurança na região do assalto?

Assaltado: 
Quer a resposta da qual eu realmente acredito ou gostaria de uma "embromation"?

Blog ImprenÇa
As duas...

Assaltado:
Então... eu não acho. A região já é bem vigiada, felizmente. Mas coincidência aconteceram comigo...ronda já tem, e boa por causa do PUB {{bar inglês}} aqui ao lado. Eles são ''brows'' da polícia. Já a embromation é...sei lá o que acho disso. Pode ser que sim e pode ser que não. Gostou? rs

Blog ImprenÇa
Rs.. Você é negro?

Assaltado:
Não mais...huauhauha...brincadeira. Já me perguntei muito isso, ainda mais quando pergunta para a segunda via do RG. Por medo de preconceitos, coloquei o que é relativo a moreno.

Blog ImprenÇa
Mas se considera negro ou branco? Ou algo entre os dois?

Assaltado:
Algo entre os dois.

Blog ImprenÇa
Você viu o caso do Danilo e do Manoel, no futebol? Você acha que é o mesmo preconceito ou são preconceitos diferentes? Ou ainda, existe isso de "preconceitos diferentes"?

Assaltado:
Não acredito em preconceitos diferentes. Assasino é assasino, no entanto o que está por trás tem suas diferenças, o que demostrariam, em tese, o foco a ser tratato. Meu preconceito está no meu inconsciente, o dele foi consciente, mas ainda assim é preconceito.

Blog ImprenÇa
De onde veio o seu preconceito?
Assaltado:
Nunca pensei, mas todo dia a mídia mostra crimes e, na grande maioria, envolve negros  e outros de cultura social mais pobre. Por isso que até a estética dos que passavam ao meu lado influenciavam...eu acho.

Blog ImprenÇa
Mas a mídia não inventa esses crimes...
Assaltado:
Eu não disse que inventa.O preconceito age há tanto tempo, que pode ter realmente dividido a sociedade em, por exemplo, brancos e negros de forma que as probabilidades ficam maiores, em um caso de crime, para o lado do negro. Quem sabe? Eu não tenho certeza, mas me parece fazer sentido.


O programanão é engraçado mas serve como exemplo...

        Para quem não quis ver o vídeo faz uma brincadeira (inventada por Michael Moore) onde um negro uma loira e um branco entram em uma loja do shopping. Ao sair (ao mesmo tempo) os três fazem apitar o sensor contra roubos.

       Não há dúvidas de que o acusado quase sempre era o negro.

       Uma pesquisa (da Fundação Perseu Abramo) mostra os seguintes dados:

A faixa vermelha mostra quem já se sentiu discriminado.
A primeira coluna mostra brancos, a segunda pardos,  a terceira pretos e a última índios.


{{Não acredite em mim}} -> link em pdf

           Como podem ver, a pesquisa mostra que os pretos/negros são os mais discriminados ou, ao menos, os que se sentem mais discriminados institucionalmente {{ou seja, em alguma das seguintes áreas: educação, trabalho, justiça, saúde}}.

           A pesquisa continua e 25% dos entrevistados negros consideram que já foram abordados pela polícia sem motivo aparente {{contra 21% dos brancos}}. Destes, 7% consideraram que a abordagem tinha relação com a cor{{dos 21% dos brancos, apenas 2% consideraram este mesmo fator}}.

          No ambiente escolar o bullying impera:

Clique para ampliar

{{não acredite em mim}} -> outro PDF

             Dos estudantes que se sentiram discriminados {{11% entre negros e 3% entre brancos}}, os brancos e negros concordam que quem mais discriminou foram colegas da escola.

              Ambos concordaram que a cor de quem discriminou era a branca. Mas o mais grave não é isso. O mais grave é isso:


         
 Quando perguntados onde ocorreu a discriminação, TODOS os entrevistados de cor branca disseram ter sofrido em sala de aula. Dos entrevistados negros, menos da METADE deles sofreu a discriminação no mesmo ambiente.

             38% sofreram discriminação na sala do professor ou do diretor.

             E eu aqui me perguntando, de onde vem o preconceito...


Links do Ocioso...