Por uma oposição atuante



          A vitória de Dilma se mostra cada vez mais provável, e, com Lula, o PT deve ter ampla representação nos estados e o papel da oposição se mostra cada dia mais incerto, isso é bom para o país?

           A última pesquisa Datafolha mostra Dilma com 20 pontos à frente de José Serra. Muitos estados antes fortemente ‘controlados’ pelo PSDB estão perdendo espaço {{Minas Gerais, por exemplo}} para o partido de Lula.

             Não é campanha, é fato. Não se trata do desejo meu ou seu, mas do provável cenário que se coloca. E não sou apenas eu que pensa desta forma, veja:

elpais{{não acredite em mim}}

Cesse tudo o que a musa antiga canta
Que outro valor mais alto se levanta

               O problema central de uma vitória acachapante {{não reclamem está em voga esta palavra em toda a mídia, eu quero estar na moda}} do PT e de Dilma é exatamente o cerne da questão.

Qual o discurso da oposição?

                Vejam, a campanha de José Serra não decidiu se irá atacar o governo Lula ou defendê-lo. Pior, usa o próprio presidente em seu horário político. E daí? Daí, caríssima leitora sexy e caríssimo leitor ‘boa pinta’, que se você é de oposição, por definição, você está contra a situação {{outrora chamada de governo}}.

               O PSDB tem discurso. O ponto é justamente este, ele, infelizmente, abandonou o discurso para alinhavar-se com o denuncismo {{não estou dizendo que as denúncias são falsas ou verdadeiras, quero dizer, só e somente só que o discurso político foi trocado por um discurso de denúncias}}. Isso não é bom para o próprio PSDB {{as pesquisas estão aí, briga com fatos quem quer}} e tampouco para o país, que perde a oportunidade de propostas alternativas para programa de governo.

psdb

                    O PSDB terá que aprender a se re-inventar sob pena de perder espaço importante no cenário político. Kassab, por exemplo, teria grandes chances de vencer Serra em uma campanha municipal na cidade de São Paulo {{históricamente o estado que mais vota no PSDB}}.

                    A falta de discurso é tão evidente, que… bem, vejam vocês mesmos:

financial_times

folha

Quem fará o papel da nova oposição? Certamente não serão as denúncias.



Links do Ocioso...

4 comentários

  1. Daniel Bmf says:

    Excelente!

  2. .ponto says:

    Aqui vai uma questão, ainda pouco pensada mas, mesmo assim, vou joga-la a você(s): quem quer votar em Dilma e também gostaria que outros cargos, como senador e afins, fossem do PT, faz o que tendo como escolha o Netinho e a Marta? Devo dizer que pouco conheço da política de ambos,logo seria uma imensa e ignorante pretensão dizer que são um lixo, mas me parece um pouco fraco o quadro "PTista" nestes cargos. O que acha desta questão?

  3. @.ponto

    Petista ou não petista o Netinho é um cara com passado (em seu caráter) que compromete.

    A Marta, creio, se dará bem no legislativo (seu principal defeito, ao meu ver, é ser muito mandona e por lá não poderá exercê-lo).

    A questão é anular ou votar consciente das opções:

    Aloízo
    Marta
    Netinho
    Quércia
    Tuma

    Você precisa escolher 2. ;)

  4. Me preocupa o comportamento de quem hoje é oposição... Como será que vai ser a partir do dia 1 de janeiro do próximo ano?
    Teremos uma oposição raivosa que fará tudo para que Dilma não governe em paz, ou não a teremos?
    As duas opções que me vêem a cabeça são péssimas, só colocam à perder a redemocratização que foi conquistada à duras penas. É preciso que tenhamos oposição sempre, mas, depois do que vemos nestas eleições, é possível que ela seja saudável e responsável?

Novo Comentário:

Quem fala o que quer ouve o que não quer. Se você estivesse certo não comentaria de forma anônima.
Sempre que o autor responder a resposta estará dentro do comentário separada por {{ resposta do autor }}.

O comentário requer registro pelos motivos explicados no Post Esclarecimentos