Pesquisa: Ibope, Datafolha, Sensus...




Época de eleição, pesquisa Ibope diz que A está a frente de B. Pesquisa Datafolha diz que A tem duas vezes mais votos que B. Pesquisa Sensus diz que B está empatado com A.

Mas e aí? Em quem acreditar?


           Uma pesquisa é só uma pesquisa, certo? Errado. Veja:

Pesquisa é pesquisa...
              A pergunta é meio óbvia, e sua resposta ainda mais óbvia, mas para que não reste dúvidas aqui vou eu...

 As pesquisas não deveriam dar resultados parecidos?

               Deveriam. Acontece que os famosos 'métodos' são diferentes de uma pesquisa para outra. Já houve casos em que as pesquisas foram claramente tendenciosas (Collor e até mesmo o tiozinho do direito de resposta aí da direita são exemplos de favorecimento e boicote das pesquisas). 
               Hoje em dia a tendência é que estes institutos não favoreçam ninguém. Isso porque todos eles têm um nome a zelar. 

                É fato, no entanto, que o Datafolha (que é da Folha, mesmo jornal que chamou a ditadura de Ditabranda e colocou Dilma como terrorista) sempre mostrou uma tendência mais favorável ao candidato tucano {{e não estou dizendo que o instituto favoreceu, mas me refiro ao resultado das pesquisas}}. Enquanto o Sensus (com pesquisa encomendada por um sindicato, teoricamente favorável ao PT) mostrou uma tendência mais favorável à Dilma.

               O Ibope não está totalmente isento, afinal, dos dois exemplos que dei acima de favorecimento e boicote, ambos foram em pesquisas feitas pelo Ibope.

               E não adianta o PSDB entrar com ação contra o Sensus. Nem o PT entrar com ação contra os outros dois. Pesquisa mostra, e assim deve ser vista, apenas uma tendência, afinal de contas:

Quem aí já respondeu alguma pesquisa eleitoral?


Links do Ocioso...