Palocci enriqueceu. Mas e a lei?!



Tudo certo, chefia?!

Palocci enriqueceu, aumentou seus bens em sabe-deus quantas vezes. Fez tudo isso dando consultorias. Um absurdo! Será?! Longe de mim defender o Palocci, mas vejamos a situação de forma menos apaixonada...

Primeiro vamos matar a cobra e mostrar o tweet:


É óbvio, mas pelo menos posso dizer: eu avisei... Dito isso, vamos aos fatos. Palocci foi ministro da fazenda no governo Lula. Saiu depois da quebra de sigilo bancário do tal caseiro que recebeu propina uma súbita herança de 400 mil reais de um pai ou tio ou sabe deus porque ele continuou caseiro, mas enfim...

Fato é que se foi Palocci {{provou-se? Não...}} quem quebrou {{ou mandou quebrar}} o tal sigilo ele está errado. Ainda que tivesse razão em desconfiar... E o que faz um ministro da fazenda? Vejamos...

O trabalho de um ministro da Fazenda é o de controlar e gerir a economia e as finanças do país, geração de receitas e pagamento de despesas, sejam internas ou externas {{não acredite em mim}}

Seria esse tal ministro {{aquele que ajuda a gerir a economia do país}} um cara com informações importantes {{leia privilegiadas}} sobre a economia? Seria esse cargo um diferencial no currículo de uma empresa que presta consultoria financeira? Não sei, me digam vocês.

{{Crédito: everton137 - não acredite em mim}}
O fato é que, segundo os dados oficiais:

Receita é similar à das maiores do ramo no país {{não acredite em mim}}
A Polícia Federal negou a existência de um inquérito ou de uma investigação sobre o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) e a Projeto, empresa que pertence a ele. {{não acredite em mim - folha}}

Bem a principal acusação é que a empresa de Palocci {{essa de consultoria financeira}} adquiriu um imóvel no valor de R$6,6 milhões. De fato, um valor absurdamente alto. Alto, para quem? Uma palestra do ex-presidente Lula custa cerca de 300 mil reais. Em um ano ele consegue dar, sei lá, 5 palestras? Ou seja, em 1 ano o ex-presidente lucraria, só com palestras   1,5 milhão de reais. Cinco palestras e nada mais.

Eu sei, embora não possa provar, que a palestra de Lula para a LG saiu pela bagatela de 500 mil reais. É muito? Não sei. É ilícito? Com certeza não.

Meu ponto, cambada, é que pegar o valor solto e considera-lo um absurdo é coisa de criança mimada. Ou da folha. Sei lá.  A principal questão não é como e de quem arrecadou, mas

Porque raios não existe uma lei proibindo um deputado, NA COMISSÃO DE FINANÇAS DA CASA LEGISLATIVA, prestar consultoria financeira?
Não sou dos que gostam do Palocci Mas o que ele fez não é nenhum crime. Infelizmente. Porque o correto é que fosse crime. Um deputado na comissão de finanças tem informações privilegiadas que não deveriam ser emprestadas a nenhuma empresa de consultoria.

Mas

Se não é proíbido não se pode acusar. E se é anti-ético eu pergunto se os outros deputados não fizeram o mesmo. Fizeram. Um monte de absurdos juntos, concordo. Mas melhor do que sair gritando histéricos, como a folha e o Estadão, seria sairmos histéricos exigindo uma proibição de aberrações como esta.

Vale lembrar que a brecha legal foi criada pelo PSDB/DEM/PPS, hoje na oposição:

Oposição ajudou a criar brecha legal que hoje ajuda Palocci {{não acredite em mim - Estado de SP}}


Palocci não foi o primeiro e nem será o último. Vamos focar no que interessa?!




Links do Ocioso...