Liberdade de expressão? Em São Paulo, não!



A imprenÇa adora dizer que corre sérios riscos de liberdade de expressão. Mas quando uma "Marcha da Maconha" é proíbida de ir as ruas levantar uma questão importante, nada se fala. Afinal, qual o grande risco à sociedade em se discutir a legalização ou não das drogas?!

{{Crédito da foto: Roadduck99 - não acredite em mim}}
Já discuti aqui a falta completa de preparo da polícia militar de uma forma geral, mas especialmente em São Paulo{{O que acontece com a PM de São Paulo?}}.

Hermano dame tu mano vamos juntos a buscar
una cosa pequeñita que se llama libertad - {{Mercedes Sosa - não acredite em mim}}

 Não pretendo, neste post, explorar a questão da legalização das drogas {{se estiver curiosa(o) sobre minha opinião sugiro que mate um pouco dela lendo este post}} mas a simples questão da liberdade de pensamento ou manifestação. Sabe-se que a justiça estadual proibiu a simples realização da Marcha da Maconha, com aqueles argumentos que já conhecemos: apologia ao uso.

Vejamos um exemplo inexistente e obviamente irreal para fazer uma correlação e vermos se a situação se repete com outros temas: se um grupo de pessoas em favor do estupro fizessem uma manifestação na avenida paulista, seriam todos presos?

Ou então vamos a algo mais real, que tal uma manifestação nazista? Será que haveria algo parecido com o que houve nestas filmagens:


A resposta é óbvia e já comprovada neste blog: ninguém ficou ferido, apesar de 11 pessoas terem sido presas, porque já eram procuradas pela polícia {{não acredite em mim}}. Ora, manifestar-se contra gays pode e manifestar-se em favor da liberação das drogas não pode?!

Nada justifica algo tão cruel quanto as imagens do vídeo mostram. A questão que se mostra urgente é: ainda que seja legal, é lícito que a justiça proíba uma manifestação pacífica?! O número de pessoas presas pelo uso de entorpecentes foi zero

As imagens do vídeo mostram fotógrafos e cinegrafistas sendo agredidos pela polícia. São seres que sequer estavam se manifestando, apenas registravam o que ocorria. Apanharam, não reagiram. Não podem sequer serem acusados de resistência a prisão

Ainda que eu considere a manifestação pouco politizada acho justo que se manifestem. A legalização das drogas é assunto defendido inclusive pelo partido do governador que organizou a pancadaria, como podem ver na machete e notícia:


Vamos mandar prender o ex-presidente por apologia ao uso de drogas também?! Qual a diferença entre FHC e os manifestantes que estiveram na avenida Paulista {{além, é claro, da conta bancária}}? 

A constituição diz:

ARTIGO 5º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Dos direitos e garantias fundamentais
Inciso XVI
Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente.

Não sou jurista, tampouco advogado. Mas me parece que manifestar-se contra alguma lei é direito constitucional. Ainda que não seja, é um dever cívico manifestar-se contra as leis que não concordamos, afinal, somos nós quem definimos aquilo que é social ou não, certo?

Legalizar as drogas é coisa que podemos divergir, se for o caso. Mas incitar uma discussão sobre o assunto é coisa que ninguém diverge. Discutir, é crime?

Gostaria de saber se o Ministério Público tomará alguma atitude. Ou se o ex-presidente abrirá a boca para defender aquilo que demagogicamente declarou ao Estado de São Paulo. O #CaipiraDinah aqui do meu lado diz que nada acontecerá.




Links do Ocioso...