Presidente do Egito diz que muda...o governo, mas ele fica.



   O Maluff não faria melhor...



Após protestos, Mubarak anuncia que formará novo governo no Egito - O presidente do Egito, Hosni Mubarak, anunciou na noite desta sexta-feira (28) que pediu a renúncia do atual governo e formará um novo governo a partir de amanhã.
"Pedi ao governo para renunciar hoje e formarei um novo governo amanhã", afirmou o presidente em um discurso transmitido pela TV, após quatro dias de protestos contra o governo e as condições sociais do país.
No entanto, o presidente não indicou que deixaria a chefia do governo, como pediam os manifestantes nas ruas das maiores cidades do país.

Chamado à união

Em sua mensagem ao país, Mubarak disse que não toleraria atos de violência e pediu que os egípcios que sejam "um só povo, uma só nação".
"Clamo os egípcios a trabalhar pelo interesse do Egito", acrescentou. "Os problemas que nos enfrentamos não podem ser superados por violência e caos, mas por diálogo nacional".
O presidente também mencionou as "reformas" com as quais seu governo está comprometido para melhorar o nível de emprego, as condições de saúde e de educação do país.
"Dediquei minha vida ao país em tempos de guerra e paz", afirmou. "Não posso deixar que o temor [de novas turbulências] domine nossa população".

EUA pedem mais liberdade civil

O anúncio do presidente egípcio veio depois da Casa Branca afirmar que o Egito precisa de reformas, mas que elas devem ser feitas pelo presidente Mubarak.

Egito

O secretário de imprensa americano, Robert Gibbs, afirmou na tarde de hoje que liberdade de expressão, de manifestação, de organização e na internet devem ser garantidas no Egito. Perguntado se o tempo dessas mudanças serem feitas por Mubarak já teria passado, o secretário de Obama foi categórico: "Absolutamente não".
Gibbs preferiu não responder diretamente se o apoio de Obama a Mubarak continua. "Estamos monitorando uma situação fluida", disse. A frase foi usada pelo menos outras cinco vezes para desviar de perguntas incômodas.
Mais cedo, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, foi questionado se este seria o momento de Mubarak se afastar da presidência. "Não. Acho que chegou o momento de Mubarak começar a se mover na direção de ser mais sensível às necessidades das pessoas", respondeu Biden.
"Eu não me referiria a Mubarak como um ditador", disse ele em outro momento da entrevista, concedida ao jornalista Jim Lehrer.



Links do Ocioso...